#repost #braziatv #magazine #meditacao

#repost #braziatv #magazine #meditacao

 GUIA SIMPLES DE MEDITAÇÃO PARA AJUDAR A LIDAR COM O ESTRESSE

Meditação é uma das técnicas mais utilizadas para controlar o estresse. Uma pessoa repleta de problemas muitas vezes tem dificuldade de se concentrar, e isso pode pode levar a mais problemas. As técnicas de meditação ajudam a alcançar um estado de espírito mais calmo, sem ter de recorrer a drogas ou outros métodos de relaxamento. Cada passo na meditação é feito na própria mente.

Lembre-se que a meditação não é algo que você faz só uma vez. É quase impossível atingir um estado de espírito calmo apenas com alguns minutos, especialmente se essa for sua primeira vez meditando. É essencial que você continue praticando a meditação até que você tenha condicionado sua mente a conseguir instantaneamente um estado de espírito calmo apenas pensando.

Aqui neste artigo indicamos alguns passos para você começar a meditar a fim de controlar e gerenciar o seu estresse:

Passo 1: Encontre um lugar tranquilo para começar sua meditação

Distração é um dos obstáculos mais comum que as pessoas enfrentam quando estão começando a meditar. Ao fechar os olhos nossos sentidos ficam mais apurados, nossa audição é duas vezes maior do que com os olhos abertos, por isso é possível ouvir quase tudo a nossa volta e é por isso que é difícil se concentrar durante a meditação.
Para os iniciantes, é importante começar em um lugar calmo, pode ser na sua casa mesmo, mas um lugar onde o ruído é inexistente. Feche as janelas e tranque a porta. 
Passo 2: Fique em Posição
É aconselhável aos iniciantes que evitem se deitar durante a meditação já que nosso objetivo aqui não é dormir. Usar uma outra posição é uma garantia de que você não vai dormir se sua mente atingir um estado mais relaxado. Para impedir que você durma, comece sua meditação em posição de lótus ou, se encontrar uma cadeira, fique sentado. 
Certifique-se que suas costas estão em linha reta e as mãos relaxadas no braço ou no colo.
Passo 3: Comece sua meditação com respiração adequada
Uma boa maneira de começar a meditação é fazer um exercício de respiração adequado. Você puxa o ar pelo nariz e solta pela boca. Fazendo isso você pode seguir um ritmo e tentar se concentrar nele. A quantidade de oxigênio no seu corpo é importante e será suficiente para mantê-lo relaxado. 
Continue praticando sua respiração até que você consiga fazê-la facilmente sem ter que pensar sobre isso.
Passo 4: Concentre-se na sua mente
Enquanto estiver ocupado com a sua respiração, começará a aparecer imagens na sua mente, a maioria delas aleatórias - acontecimentos do dia, planos futuros, problemas e preocupações, medos e assim por diante. Será difícil ignorar estes pensamentos e você realmente não deve fazer isso. A essência aqui é concentrar-se nesses pensamentos sem prestar nenhuma atenção a eles. Fazer isso pode parecer difícil, mas este é um exemplo simples para entender o conceito de meditação: você sabe que tem uma mobília em casa - você pode vê-la claramente com os olhos, mas você não está realmente se concentrando nela. Se você se concentrar na mobília isso fará você pensar na cor e material dela, em como ela fica em alguma parte da casa, e outras coisas mais. Ao invés, você precisa ser capaz de olhar para estes pensamentos aleatórios em um estado mais desacoplado- vê-la claramente em sua cabeça, mas não concentrar a atenção sobre ela.
Chega uma hora em que estes pensamentos aleatórios param, e você percebe que está em um espaço branco na mente. Este é o estado que devemos alcançar durante a meditação. É aqui que você deve pensar sobre seus problemas e se concentrar nele até que você possa encontrar uma solução. Se você fizer isso, já dominará com sucesso as noções básicas da meditação e será capaz de controlar melhor o estresse.


Tags    ##braziatv #magazine #repost #meublog #meditacao